Festival do Cinema Italiano no Brasil é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ItalCam, com o apoio financeiro da Embaixada da Itália e apoio institucional e de mídia da revista Comunità Italiana.
A edição de 2023 do Festival, aberto em 31 de outubro no auditório Ibirapuera em São Paulo pelo Embaixador Alessandro Cortese, exibirá, ao todo, 32 longas. O público em todos os cantos do Brasil poderá assistir de forma gratuita, no streaming e em salas de cinema, uma nova onda da cinematografia italiana, uma seleção rica e diversificada que explora temas desde a complexidade das relações humanas até as nuances sociopolíticas da Itália contemporânea.
Neste ano, o Festival ocorrerá em mais de 100 salas de cinema, centros culturais e cineclubes universitários do país inteiro. Em Brasília as sessões presenciais serão nos cinemas do CCBB e do Cine Brasília. As projeções serão totalmente gratuitas. Os filmes são em língua original, legendados em português.
A versão online estará disponível gratuitamente de 08 de novembro a 09 de dezembro através da plataforma do site do Festival: https://festivalcinemaitaliano.com/.
Além dos filmes de vanguarda, haverá também uma restrospectiva, dedicada à “Comedia à italiana”, um gênero, que teve início nos anos 50 e floresceu nas décadas de 1960 e 1970, destacando a habilidade dos cineastas e dos grandes atores italianos em fazer rir enquanto comentam sobre questões sociais e políticas muito sérias.
Para o Embaixador da Itália em Brasília, Alessandro Cortese, “é um evento imperdível para todos aqueles que amam mergulhar na cultura italiana através da linguagem da sétima arte”.
Serviço:
Festival do Cinema Italiano no Brasil
Online: https://festivalcinemaitaliano.com/
Data: de 08 de novembro a 09 de dezembro
Veja onde assistir presencialmente no site https://festivalcinemaitaliano.com/onde-assistir/